1001 Sinais Notáveis de que os Pais Estão Acertando

– Pai! Pai! Paaaaaai! Ô Pai! Acorda pai!!!

O chamado aflito parecia infiltrado em meus sonhos matinais, mas os dedinhos tentando abrir minhas pálpebras me revelou a lembrança da data comemorativa.

– Feliz Dia dos Pais!!!

Você já passou por essa situação?

box-158553_960_720

Sobre a cama repousava um singelo embrulho feito de caixa de sapato, celofane e fita colorida com um desenho pintado na tampa.

– Não vai abrir? Fui eu que fiz! Perguntou ela, mãos na cintura, já um tanto indignada com a demora.

Assim, ainda atordoado com o despertar repentino e precoce em pleno domingo, esfreguei os olhos, e observei minha filha, orgulhosa e ansiosa, bracinhos esticados, segurando o presente que havia preparado por longos dias para me entregar.

Sabia que a caixa não continha nada de valor material, mas percebia que tinha sido preparada com um enorme carinho e amor, ainda que não estivesse totalmente forrada com corações coloridos à mão.

Cuidadosamente, soltei o laço de cetim enquanto ela dava gritinhos e batia palmas de alegria. Abri a tampa da caixa e observei que dentro havia um porta retrato feito de papelão, cuidadosamente recortado e pintado. No lugar da foto havia um desenho que ela havia feito da nossa família, de mãos dadas.

– Gostou pai? Se você quiser pode trocar o desenho por uma foto… E baixou os olhos como se ficasse decepcionada caso eu concordasse.

porta-retrato

Durante toda a paternidade buscamos nos filhos 1001 sinais de que estamos acertando. De que estamos educando, cativando, amando, dando atenção e até mesmo broncas na medida exata. Precisamos muito desse retorno de nossos filhos!

Não nascemos pai e não tivemos a paternidade gerada por nove meses, mas aprendemos todos os dias junto com eles. Erramos sim, não somos infalíveis nem quase heróis, como eles supõem nesta doce idade de idolatria paterna.

E então, quando eles nos oferecem o reembolso do amor em forma de presente, sentimos um grande alívio por estarmos no caminho correto, aprovados e realizados como pai.

É claro que, à medida que crescem, as formas de expressar estes sinais mudam. A caixa de sapato é substituída por um comentário no Facebook, um “E aí, pai?”, e até mesmo pelo doloroso silêncio do esquecimento, típico da adolescência distraída em pensamentos conflituosos.

Mas a percepção destes sentimentos também evolui de forma mágica, e a sensibilidade de que estamos cumprindo o nosso papel vem da habilidade aprendida de captar e interpretar olhares, gestos, humores, abraços espontâneos, o compartilhar do headfone, um convite para um cinema ou um descansar inesperado de suas cabeças em nossos ombros, como a pedir um colo que já não cabe mais, mas que ainda assim conseguimos acolher de forma tão generosa e surpreendente como era possível guardar tanto amor em uma simples caixa de um sapato, que já não existe mais.

Leia também:

A Cadeirinha de Bebê Mudou sua Vida e Você nem Percebeu

Os 11 Estágios e Formatos de um Cordão Umbilical

Anúncios

4 comentários sobre “1001 Sinais Notáveis de que os Pais Estão Acertando

  1. Pingback: Como me Preparei para Aceitar o Namorado da minha Filha | Mamão Papai

  2. Pingback: A Cadeirinha de Bebê Mudou sua Vida e Você nem Percebeu | Mamão Papai

  3. Pingback: E se o pai de Beethoven tivesse colocado ele no judô? | Mamão Papai

  4. Pingback: O Paradoxo da Seringa | Mamão Papai

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s