O que Deixará para o seu Filho e que não Poderá ser Vendido?

silhouette-1082129_960_720
Antes dos 50 anos não é comum um pai se preocupar com seu legado. Adquirimos bens ao longo de nossa vida que acabarão entrando no inventário. Mas o que não entrará, não poderá ser vendido e ainda assim será precioso para o seu filho?Que herança de sua vida quer deixar para eles? Como seus filhos vão se lembrar de você? Que recordações ficarão para sempre na memória deles? O que você está cultivando hoje e que só será colhido após a última estação?
 Ao longo da vida de seu filho você lhe dará muitos e muitos bens impermanentes, como brinquedos, eletrônicos e roupas. Também investirá na sua educação através de livros, escolas, cursos, viagens e cultura, cujo rendimento será obtido no momento oportuno.
Ao mesmo tempo, e desde os primeiros dias de vida, lhe ensinará um monte de coisas básicas, como andar, brincar, comer, falar, vestir-se e também lhe passará valores essenciais, como regras de comportamento, respeito, valores morais, educacionais e religiosos. Tudo isso combinado ao ambiente em que viverá, suas influências, experiências e o livre-arbítrio formarão o seu caráter e definirão as escolhas que nortearão a vida e o futuro do seu filho.
 Seria ótimo para nosso ego, mas nossos filhos não serão cópias de nossos ideais de vida. Serão bem melhores! Eles são extremamente críticos, e tem plena consciência do que eles não querem de jeito nenhum incorporar de seus ascendentes. Por outro lado (e só depois da adolescência), eles vão transparecer fortes sinais dos valores que você, como pai, externalizou. Não são valores que você explicitamente ensinou, mas aqueles que de fato praticou e foram silenciosamente testemunhados e absorvidos pela consciência deles.
Você é referência para eles. Se você se omitir nesse papel, eles buscarão referências em “outro pai”. A omissão custa caro.
 Quando a saudade amadurecer, e a lembrança do pai vier como brisa fresca em dia quente, seu filho, homem feito, quem sabe um pai como você, perceberá que seus ensinamentos estarão de tal forma impregnados e perpetuados nos seus genes que ele sem perceber, mas com muito orgulho, passará a contar às pessoas suas histórias, suas qualidades, suas conquistas, suas manias e esquisitices mas, sobretudo, seus valores mais valiosos.
 Seu legado será o reflexo de sua paternidade, e seu caráter será espelhado por eles.
 stack-1342244_960_720

 


O que achou deste texto? Deixe aqui seus comentários! 

 


Leia também do mesmo autor:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s